Páginas

domingo, 19 de maio de 2013

TEM GENTE SE PREOCUPANDO COM AS MOTOS!

Pilotagem consciente: empresas investem em projetos educativos para reduzir número de acidentes no trânsito envolvendo motociclistas

O aumento da frota de motos no Brasil leva cada vez mais instituições a desenvolvem treinamentos gratuitos que capacitam o motociclista além dos cursos de formação tradicionais

Com a crescente frota de motocicletas no Brasil, amplia-se também a preocupação das autoridades públicas - e também dos fabricantes do veículo -  em relação as assustadoras estatísticas de acidentes, provocados em maioria, pela falta de experiência de quem as conduz.


Segundo dados divulgados recentemente pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), o Rio Grande do Sul apresenta, em 2013, 1 milhão de motos em atividade. Tal número, representa um crescimento de 107% na frota, de 2004 à 2012 (o salto foi de 498.654 para 1.033.842, respectivamente). EPTC FESTIVAL MUNDO HONDA, LARGO GLENIO PERES, POP CENTER


Tamanha densidade é refletida nos altos índices de acidentes e mortalidade: o total vítimas fatais no trânsito entre 2007 e 2011 foi de 9.722. "Hoje 10% da frota que circula em Porto Alegre é formada por motos. Sabe-se que em torno de 40% dos óbitos no trânsito registrados, acabam envolvendo o veículo. É uma conta que não fecha e precisa mudar imediatamente. Estamos trabalhando para reduzir ao máximo os acidentes", explica  Virlei Pedroso dos Reis, agente de fiscalização de trânsito da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).


Segundo o diretor presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari os esforços realizados pelo órgão gestor de trânsito já mostram resultados animadores. No ano de 2012, foi registrada uma queda de 28% entre os acidentes fatais, o equivalente a 41 mortes a menos do que em 2011. "Cada morte a menos que conseguirmos evitar é uma vitória", enfatiza Cappellari, que associa a conquista aos projetos desenvolvidos pela EPTC em prol da educação no trânsito.

Segundo ele, desde 1998 a empresa se dedica a formar seus próprios profissionais de maneira que a ocorrência de acidentes entre eles é quase nula. "Conseguimos provar desta forma que é possível sim, trafegar de forma segura e nossa missão é passar adiante o comportamento de direção consciente", afirma. 

Passados 15 anos, hoje a EPTC também atua ministrando cursos teórico-práticos específicos para  diversas empresas que desejam manter o serviço de tele-entrega com a máxima qualidade. "Prestamos todo o suporte educativo, através de cursos de direção defensiva, comportamento e conscientização de forma gratuita, mediante solicitação das empresas. Atendemos turmas com 15 a 140 alunos", esclarece Virlei Pedroso.

Assista à entrevista em vídeo com o presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari: 
Outro exemplo positivo de trabalho educativo é o Centro Educacional de Treinamento da Honda, a maior fabricante de motocicletas do país. Com sedes em São Paulo e Recife, os chamados (CETH) oferecem formações práticas com o objetivo de difundir conceitos de pilotagem segura. Lá, os motociclistas têm aulas em motos do própria escola, sob a supervisão de instrutores altamente capacitados. 
EPTC FESTIVAL MUNDO HONDA, LARGO GLENIO PERES, POP CENTER

Os cursos: básico, avançado, off-road e em quadriciclos possuem carga horária de 8 a 16 horas. De acordo com Leonardo Damato, instrutor no CETH, os cursos aperfeiçoam o que não foi desenvolvido nas autoescolas, cujas cargas horárias atuais de ensino prático são duramente criticadas."Mediante inscrição dos interessados de todo o país, tanto o treinamento como todo o transporte e hospedagem é conosco", garante. 

Os  CETHs também oferecem o curso de Formação de Instrutores da Rede, que visa levar o conhecimento aos motociclistas de outras regiões (todos os locais do Brasil)  através do treinamento de instrutores das concessionárias, com 32 horas de carga horária, onde são realizadas avaliações, exercícios e testes que os qualificam para a atividade da chamada "multiplicação".
A ideia evoluiu também para os  CETCs (Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias), onde  concessionárias de todo o Brasil formam turmas para treinamento teórico e prático utilizando estrutura própria ou em parceria. Segundo a Honda,  até setembro de 2010, esse modelo de treinamento já atendeu  mais de 90 mil pessoas, enquanto os CETH's  capacitaram outros 123 mil motociclistas. 
Além disso, a equipe do CETH realiza palestras educativas, test-rides e atividades itinerantes. Para fazer parte dos motociclistas treinados pela Honda, basta contatar a concessionária mais próxima de sua cidade. Clique aqui e confira todos os Centros de Teinamento das Concessionárias no Brasil.

A união de todos por um trânsito mais seguroAutor do primeiro guia do motociclista do Rio Grande do Sul, publicação voltada às boas práticas de trânsito, o Sindimoto (Sindicato dos Motociclistas Profissionais do RS) também estará presente no Festival Mundo Honda. 

De acordo com Valter Ferreira, presidente do sindicato, é de extrema importância que ocorram mobilizações do gênero, tanto do governo quanto dos próprios fabricantes de motos: "Nossa proposta é preparar os motociclistas, trabalhando com educação preventiva. Não basta apenas isso, precisamos da atenção dos governantes para solucionar o alto índice de mortes que temos hoje", alerta o presidente do Sindicato dos motociclistas.

Assista à entrevista em vídeo com Valter Ferreira, presidente do Sindimoto/RS:




Uma luz no fim do túnelO motivo de tantas instituições unirem forças para realizarem cursos gratuitos em prol da conscientização dos motociclistas é unânime: os cursos de formação de condutores hoje são insuficientes, principalmente nas aulas práticas. 

De acordo com Sibele Batezini, chefe da Divisão de Habilitação do Detran-RS, atualmente um novo projeto de formação de condutores está sendo analisado pelo governo. “É urgente que ocorra uma mudança completa de comportamento do motociclista no trânsito”, afirma. Apresentado pela primeira vez em julho de 2012, o projeto prevê a reformulação da resolução 168/2004, que traria as seguintes alterações e novas normativas: 

- Aumento da carga horária das categorias A e B. Ambas seriam elevadas de 45h/aula para 56 h/aula;

- O curso de categoria A (motocicletas) passaria de 20h/aula para 30 h/aula. As aulas práticas aumentariam de 5h/aula para 20h/aula;

- Exigência da obrigatoriedade de itens de proteção ao motociclista, mediante alteração na resolução 168/2004, Artigo 54 do CTB - Código de Trânsito Brasileiro; 

- Proibição de ‘’costuras’’ no trânsito, fazendo com que o motociclista ocupe o mesmo espaço de um carro, mediante retomada do Artigo 56 do CTB;

- Mudança na idade mínima de acompanhantes na moto, que hoje é de sete anos e passaria a ser de 10 anos;

- Realização de exames em vias públicas;

- Realização de curso prático em pista de moto e vias públicas;
Evento educativoEntre os dias 3 e 4 de maio de 2013, nesta sexta-feira e sábado, oPense Carros realiza o Festival Mundo Honda em Porto Alegre. O evento será realizado simultaneamente em dois locais do centro da cidade: no Largo Jornalista Glênio Peres (em frente ao Mercado Público), das 9h às 18h, e no centro de compras Pop Center/Camelódromo (Av. Júlio de Castilhos, 235 – 3º andar do estacionamento), das 9h às 19h, em ambos os dias.
 
No Largo Jornalista Glênio Peres, na Unidade Móvel de Treinamento da Honda, instalada no local, os motociclistas poderão assistir, gratuitamente, ao curso Piloto Legal e receber dicas de pilotagem consciente e preventiva. Serão distribuídos ao público manuais de conscientização de trânsito e de regulamentação de motociclistas profissionais. Quem participar do curso ganha ainda um vale-brinde para trocar o óleo de sua moto Honda gratuitamente no Feirão Honda no Pop Center. Lá, cinco concessionárias da marca na Grande Porto Alegre estarão com diversas ofertas de motocicletas novas com taxas e condições especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário