Dinheiro público é o dinheiro arrecadado pelo governo por meio de impostos, taxas, aluguéis, venda de bens, títulos do Tesouro Nacional e indenizações. É um patrimônio de todos os cidadãos, que o governo é responsável por aplicar para o bem comum
Parte dos recursos arrecadados é repassada para os Estados e Municípios, para que eles possam pagar as despesas da própria máquina pública e oferecer a estrutura necessária para a população em diversos âmbitos: na saúde, educação, cultura, lazer, entre outros.
O Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador econômico que mede o valor total dos bens e serviços finais produzidos em um país, estado ou cidade, geralmente em um ano:
O objetivo do salário mínimo é garantir que os trabalhadores recebam uma remuneração mínima que cubra suas necessidades básicas, como alimentação, moradia, saúde, educação e transporte.
A aposentadoria é um benefício previdenciário que permite ao trabalhador se afastar do trabalho e receber uma remuneração proporcional ao tempo de contribuição. É um direito de todo trabalhador brasileiro, garantido pela Constituição Federal.
Para ter direito à aposentadoria, o trabalhador deve cumprir determinados requisitos, como: Idade, Tempo de contribuição, Condição de saúde.
A aposentadoria é concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O valor do benefício é custeado pelo sistema de Previdência Social, em que os contribuintes pagam mensalmente.
Existem diferentes tipos de aposentadoria, como a aposentadoria especial, a aposentadoria por invalidez e a aposentadoria por tempo de contribuição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário