Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

COMO MEDIR A INTENSIDADE DA DOR







A dor é maneira do seu corpo dizer que algo está errado, mas a dor é subjetiva…

Muitas vezes é difícil para as pessoas verbalizarem a gravidade e a sensação. A escala de dor é uma ferramenta que pode ser usada por um médico ou terapeuta para medir a intensidade da sua dor. Existem vários tipos de dores, assim como as diversas formas de medição. A escala numérica da dor ajuda a descrevê-la mais precisamente, entre zero e 10.

Veja como medir a dor em uma escala numérica:

1. Descrevendo nenhuma dor:

Na escala de 0 a 10, sendo 10 a dor mais intensa, 0 Zero descreve nenhuma dor.

2. Descrevendo um leve desconforto:

Há uma diferença entre ter um leve desconforto e uma dor moderada. Essa distinção pode ser medida na escala de dor entre 1, 2 ou 3.

3.Descrevendo dor moderada:

Dor moderada é um pouco pior do que um desconforto, mas não tão doloroso como uma dor intensa. Dor moderada pode ser melhor explicada na escala de dor como a 4, 5 ou 6.

4. Descrever a dor severa:

Em vez de dizer “esta dor é insuportável”, ao dizer ao médico ou ao socorrista sobre a dor que você está enfrentando, você pode explicar com os números mais altos na escala de dor.

Entre 7, 8 ou 9 o nível de dor é considerado uma dor ruim, assim, se você informar ao profissional de saúde que está sentindo uma dor no nível de 10 ele vai entender que a dor é realmente muito forte.
Fonte: Cherie Brunetti – Possui Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Frostburg – Maryland – USA.

Conheça a linha de produtos da Invel para alívio das dores.a exatidão. É importante humanizar a medicina, os médicos precisam aprender a ouvir o paciente. Algumas pessoas sentem mais facilidade para lidar com dores intensas do que outras. Medir a dor da forma como foi proposta no texto, além de universal me parece bem mais eficaz. Parabéns pelo artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário