Páginas

domingo, 12 de janeiro de 2014

PRECONCEITOS E SUAS VÍTIMAS

- Preconceito é a opinião negativa formada sem ter o conhecimento adequado sobre o assunto.
- Há muitos tipos de preconceito e os mais comuns são:
. Racial - se manifesta pela cor da pele. Existe principalmente em relação à negros, mas também há contra brancos, amarelos, pardos, índios e outros. O preconceito racial no Brasil nasceu em uma sociedade escravista para manter o negro sobre o domínio do senhor branco. Ao senhor cabia dirigir a produção e a sociedade, ao escravo negro cabia ao trabalho árduo da lavoura.
- Para justificar a escravidão, a classe dominante utilizou a idéia da superioridade do branco sobre o negro. Outro exemplo que marcou: atitudes de Hitler, como o extermínio da 2ª Guerra Mundial de judeus e outras pessoas como inferiores à raça alemã.
- Apesar da escravidão ser abolida em 1.888, atitudes de preconceito racial permanece até hoje. Hoje o branco que se acha superior do que o negro e também há negros que tem preconceito dos brancos da mesma forma.
. Social - a desigualdade social teve origem entre homens e mulheres, quando o homem acreditava que a mulher possuía apenas o papel de cuidar da casa e dos filhos. Hoje, ainda encontramos homens que acreditam que mesmo a sua mulher que tem o seu emprego, quando chega em casa tem a obrigação de ser a única responsável para cuidar da casa e dos filhos, sem ajuda do marido em casa. Hoje, embora este pensamento tenha mudado para muitos homens, ainda deparamos com este preconceito, que é considerado machismo.
- Outro preconceito social está relacionado a visão entre ricos e pobres. Muitos ricos que discriminam pessoas de baixa classe social e vice-versa. Podemos encontrar por exemplo: pessoas que tem preconceito de outras pessoas que moram em comunidades carentes, pessoas que moram na zona sul e que tem preconceito de pessoas que moram na zona norte e vice-versa.
. Religioso - o maior exemplo são os conflitos que acontecem no Oriente Médio com a guerra entre judeus e islâmicos. No Iraque, grupos de extermínio matam inocentes só porque são de outra religião.
- Aqui no Brasil temos diversas religiões que criticam religiões diferentes, até mesmo os que humilham aos que não pertencem ao mesmo grupo religioso e fazem questão de mostrar que apenas a sua religião é a correta, não respeitando a escolha religiosa dos outros.
. Orientação sexual - tem pessoas preconceituosas que até agridem verbalmente, psicológicamente, fisicamente (homofobia). Muitos homossexuais e bissexuais escondem a sua verdadeira orientação sexual por medo de serem agredidos. Muitos homossexuais por não aceitarem a sua própria orientação ou por receio da não aceitação da família e da sociedade, podem ter depressão e até pensar em suicídio.
- Estes são alguns tipos de preconceito, mas também podemos encontrar muitos outros que em muitos casos, facilitam atitudes de agressão que podem afetar a autoestima no agredido e feridas emocionais que podem estender por toda a vida. Neste caso, é aconselhável o apoio psicológico para as vítimas para a elaboração dos sentimentos e consequentemente o resgate da autoestima.
- Cada pessoa dependendo da sua formação, educação (familiar, religiosa, cultura e outros) tem a liberdade de expressar pensamento e sentimento sobre qualquer assunto e não há nenhum erro nisso. Mas, o que não é correto, é quando chega ao ponto de desrespeito ao próximo. O preconceito sempre existirá, mas seja qual for o tipo de preconceito, é importante respeitar o próximo, as "diferenças". Já vivemos em uma vida baseada de estresse e medo da violência urbana e atitude errada que englobam o preconceito infelizmente se enquadram no nosso dia-a-dia, para aqueles que consideram as vítimas de preconceito um "problema". Mas, na realidade o que é considerado "problema" é quem não respeita o seu próximo com atitudes que envolvem qualquem tipo de violência.


DEBORA ALFAMA DUARTE - CRP 05/31112 - Especialização em Psicologia Clínica. (21) 3117-6828 - (21) 9369-9004

Nenhum comentário:

Postar um comentário