Páginas

domingo, 30 de novembro de 2014

O POPULISMO PETISTA..

O termo populismo é utilizado para designar um conjunto de práticas políticas que consiste no estabelecimento de uma relação direta entre as massas e o líder carismático (como um caudilho, por exemplo) para se obter apoio popular ( dicionário Aurélio ).
A política populista caracteriza-se menos por um conteúdo determinado do que por um "modo" de exercício do poder. Sua característica básica é o contato direto entre as massas urbanas e o líder carismático.
Para ser eleito e governar, o líder populista procura estabelecer um vínculo emocional com o "povo". Isso implica num sistema de políticas ou métodos para o aliciamento das classes sociais de menor poder aquisitivo, além da classe média urbana, como forma de angariar votos e prestígio (legitimidade para si) através da simpatia daquelas. Esse pode ser considerado o mecanismo mais representativo desse modo de governar.
A política de populismo petista é se amparar na pobreza e na miséria aumentando cada vez mais este grupo social a fim de obterem votos para a manutenção do poder, desta forma adota todas as formas de políticas sociais possíveis, utilizando-se da classe média que são detentoras da maior arrecadação de impostos de um país.
O líder populista normalmente é carismático e obtém tanto da classe pobre quanto as demais classes simpatias pelas promessas que normalmente fazem em palanques, pelos projetos de cunhos sociais visando o fim da pobreza, quando na verdade, o verdadeiro objetivo político não é o fim e sim o aumento cada vez maior desta pobreza para obterem vantagens políticas.
O populismo tanto pode ser de direita como de esquerda. Atualmente tem sido muito empregada em todas as políticas de esquerda na América do Sul. Ela suprime o direito de liberdade, o direito de pensamento e mantém escravos aqueles que se submetem a sua política ou vontade.
Esta prática tem sido muito empregada no Brasil desde a época getulista e muito maior agora.
Mário Márcio – escritor e militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário