Páginas

sábado, 16 de março de 2013

TRABALHADORES MUTILADOS, DE QUEM É A CULPA




Trabalhador doente não comprova que dispensa foi ... - YouTube

www.youtube.com/watch?v...Compartilhar
31/01/2011 - Vídeo enviado por tst
Trabalhador doente não comprova que dispensa foi discriminatória.

Trabalhadores doentes e os mutilados da Aracruz querem auditoria no INSS


Ubervalter Coimbra


Auditoria pública no INSS, com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT). Esta foi uma das reivindicações dos trabalhadores doentes e dos que foram mutilados trabalhando para Aracruz Celulose apresentadas na audiência pública realizada em São Mateus, norte do Estado. Muitos dos mutilados passam fome, como foi denunciado.
A audiência pública foi encerrada no início da noite desta terça-feira (19). Foi realizada pela Coordenação Estadual do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos no Estado do Espírito Santo (PPDDH/ES), em parceria com o Movimento Nacional dos Direitos Humanos e  Rede Alerta Contra o Deserto Verde. Seu objetivo foi discutir a criminalização dos movimentos sociais.
Marta Falqueto, do PPDDH/ES, informou que durante a audiência os trabalhadores da Aracruz Celulose que estão doentes em função de suas atividades profissionais, denunciaram que estão abandonados por seu sindicato, o Sintral. Denunciaram que o sindicato age em defesa da empresa.
Os trabalhadores também denunciaram que a Aracruz Celulose não reconhece os seus direitos e não admite que suas doenças são ocupacionais. Só de trabalhadores da Aracruz Celulose que tiveram que fazer cirurgias nos ombros em função de esforço repetitivo foram 49. Há também omissão e convivência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com a empresa.
Também os mutilados no trabalho que realizavam serviços para a Aracruz Celulose estão passando necessidades, como foi denunciado na audiência. Existem pessoas cegas; contaminadas com venenos agrícolas; que têm doenças que as obrigam a fazer hemodiálise. Muitos perderam pernas ou braços, outros sofrem problemas na coluna. Estão abandonados pela empresa, denunciam.
Na audiência, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) denunciou a contaminação de agricultores com venenos agrícolas. Como ocorreu no Córrego Jacutinga, em Linhares. A Polícia Militar, chamada para proteger a comunidade, acabou protegendo os que aplicavam os agrotóxicos e destruíam a vegetação nativa.
Entre outros temas, também foi discutida a titulação dos territórios quilombolas. O superintendente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), José Gerônimo Brumatti, informou que uma ação da Aracruz Celulose, hoje tramitando no Tribunal Regional Federal da 2ª Região, deverá atrasar a titulação do território de Linharinho.
Questionado sobre as terras devolutas existentes no território quilombola, o  representante do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) na audiência disse que não sabia dizer da existência destas áreas. E que só após estudos o órgão poderia se manifestar.
O Idaf tem obrigação legal de saber onde estão as áreas públicas do Estado. Se o Incra fosse informado da localização destas terras, o processo de titulação do território quilombola poderia ser agilizado pelo Incra, afirmam os quilombolas.
Na discussão sobre a titulação do território quilombola, o representante do Movimento Paz no Campo (MPC), Eliezer Nardoto, indignou os quilombolas presentes ao contestar a legislação que lhes dá direito à terra. O MPC não aceita que os quilombolas tenham suas terras de volta, e foi duramente contestado por lideranças quilombolas.
Lideranças quilombolas estão sendo ameaçadas de morte. Nas discussões foi apresentada a proposta de uma audiência pública específica para discutir a questão quilombola.
Entre as autoridades que participam da audiência pública estavam o secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, e os representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e do Ministério Público Estadual (MPES), além do superintendente do Incra.
Segundo Marta Falqueto, as propostas apresentadas estão sendo avaliadas. As denúncias serão encaminhadas aos órgãos responsáveis por sua apuração.



Comente essa notícia | +Comentários

Leia também nesta edição

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário