Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Associação Brasileira de Ostomizados


ENVIADO POR VIVI MATTOS:

Me chamo Viviani, moro em São Paulo e sou ostomizada.
Você sabe o que é ser ostomizado?
A maioria que não é como eu, dirá que não faz ideia do que é ser uma pessoa ostomizada. Isso, infelizmente, nos prejudica muito.
Em um dos meus dias de rotina a caminho do Curso de Vestuário no Brás/ SP (no qual sempre vou de metrô em horário de pico) me deparei com pessoas ignorantes (no sentido de não saber o que é ostomia e de pré julgamento baseado nas aparências) olhando e reclamando do porque eu, aparentemente sem nenhuma deficiência, gestação, ou idade avançada, estaria sentada na poltrona preferencial.
Incomodados, me cutucaram e pediram que eu desse o assento a outra pessoa (idoso ou gestante), quando apresentei minha carteirinha e disse que era ostomizada. Ainda assim, com a arrogância e pré julgamento típico de muitos seres humanos, fui questionada a respeito da consciência de que existia outras pessoas ali que precisavam mais do que eu.
Opa... "Peraí", não existe menos ou mais direitos quando se trata de necessidades especiais, ambos são igualmente protegidos pela Lei e necessitam de respeito.
[Por infelicidade, no dia anterior, fazendo o mesmo percurso, eu não consegui me sentar no banco e tive que ser amassada até a estação do Brás. O que não seria problema se a pressão das outras pessoas me amassando não tivesse "estourado" minha bolsinha de colostomia e eu não estivesse diante de um acidente com a bolsa e toda molhada no meio da multidão passando por tamanha humilhação.]
Chorei de raiva por ser questionada diante de um direito meu que estava usufruindo e então vi a necessidade de que a Ostomia precisa ser divulgada e que TODOS precisam saber que nós existimos e merecemos respeito tanto em assentos como em filas preferenciais.
Se você não sabe o que é Ostomia, conheça nossa deficiência e entenda melhor nossas necessidades. RESPEITE ESSE DIREITO.
Acesse o site: http://www.abraso.org.br/ostomias.html e saiba mais...
Ou assista um vídeo (em inglês) super explicativo e dinâmico sobre como é feito a ostomia nas pessoas: https://www.youtube.com/watch?v=Ain8N9AjAf4
Compartilhem essa ideia e junte-se a nós nessa causa!
Acesse nosso grupo de Ostomizados
https://www.facebook.com/groups/OstomiaSemTabu/


Curta TV Revolta





Ostomia - A Cirurgia da Vida


São várias as razões pelas quais uma pessoa necessita ser operada para construir um novo caminho para a saída das fezes ou da urina para o exterior. Atualmente esse tipo de intervenção se realiza criando um ostoma, ou estoma, na parede abdominal pelo qual as fezes em consistência e quantidade variável, e a urina, em forma de gotas, são expelidas.

Este ostoma, por suas características, não poderá ser controlado voluntariamente. É por essa razão que você precisará utilizar uma bolsa de coleta de fezes ou urina.



Ostoma

O ostoma normal é vermelho ou rosa vivo brilhante e úmido. A pele ao seu redor deve estas lisa, sem vermelhidão, coceiras, feridas ou dor.É importante observar o ostoma com regularidade e caso não esteja normal, procurar atendimento especializado. Não se assuste, no entanto, com pequenos sangramentos do ostoma. Lembre-se que ele é uma mucosa e como tal fere-se facilmente!

Se for possível, deixe a pele ao redor do ostoma tomar 5 minuto do sol da manhã nos dias de troca de bolsa. Lembre-se de cobrir o ostoma com gase ou tecido limpo.

Depois de um período de adaptação as pessoas ostomizadas podem levar uma vida normal e apenas devem respeitar alguns pontos fundamentais para conseguir a segurança que necessitam.




Colostomia

Ileostomia

Ustostomia


Cuidados com a Pele - Noções Básicas

Cuidando do (a) Ostomizado (a)

Aplicando a bolsa coletora







A colostomia é um tipo de ostoma intestinal que faz a comunicação do cólon com o exterior. As colostomias podem ser permanentes ou temporárias.






A ileostomia é um tipo se ostoma intestinal que faz a comunicação do intestino delgado, com o exterior. As ileostomias podem ser também permanentes ou temporárias, obedecendo ao mesmo critério que as colostomias. As ileostomias localizam-se sempre no lado inferior direito do abdômen



Denomina-se urostomia ou desvio urinário a intervenção cirúrgica que consiste em desviar o curso normal da urina. A semelhança das ostomias intestinais, podem ser permanentes ou temporárias.






3 comentários:

  1. Eu sou como vc já arrumei muita briga por isso com esses gostas ignorantes

    ResponderExcluir
  2. oi uso colotomia estou desesperada nao comsigo passa na perrisia medica

    ResponderExcluir