Páginas

sábado, 31 de janeiro de 2015

A HUMANIDADE CONTINUA A MESMA.



Fazendo uma retrospectiva do mundo desde gênesis, a humanidade não mudou em nada, mesmo com os adventos da tecnologia, do mundo futurístico que ora se apresenta para todos.
Durante o período romano, os cristãos foram devorados pelos leões nos circos de Roma, durante a Segunda Guerra Mundial milhões de pessoas sucumbiram pelo nazismo, inclusive nos campos de concentrações, na instalação do comunismo outras tantas, ou morreram, ou se submeteram ao regime de escravidão.
No Brasil e na América do Sul, pelas políticas adotadas, milhares de pessoas tem morridos pelo descaso público, pela falta de ação governamental, pelo alto índice de corrupção e sobretudo, pela sede de poder...



Pessoal.... O Brasil é nosso, do povo Brasileiro. Vamos retomar desses Cleptocratas.

 vídeo 

Bomba: ministro venezuelano que veio ao Brasil armado treina exército cubano de 20 mil homen

(Foto: Reuters)
Por  | Claudio Tognolli – 13 horas atrás

Em 29 de outubro do ano passado este blog noticiou com exclusividade que o ministro das comunas da Venezuela, Elias Jaua, havia vindo ao Brasil treinar nosso MST. Tudo estava claro no site do Ministério do Poder Popular Para as Comunas e Movimentos Sociais.
Vejam o post:
 Trouxemos também a carta que ele foi obrigado a escrever, pedindo desculpas por ter plantado seu revólver em sua babá, para poder invadir o Brasil armado, e assim, quem sabe, dar aulas de tiro ao alvo para o MST.
A PF abriu inquérito para investigar o caso, citando como inicial nosso post.
Vejam a inicial da PF repercutindo na Venezuela, com menções ao post desse blog:
 Agora outra bomba: o general reformado venezuelano Antonio Rivero denuncia que há na Venezuela 20 mil cubanos treinados para entrar em guerra, contra a própria população venezuelana, se necessário, para apoiar Nicolas Maduro e manter o chavismo vivo.
Segundo ele, dos 100 mil cubanos que vivem na Venezuela, 20 mil foram devidamente “treinados para guerra”.
Sabem quem comanda esse exército cubano, segundo o general?
Ninguém menos que Elias Jaua, que veio armado ao Brasil treinar nosso MST.
Ou seja: vir armado ao Brasil, e encontrar-se com o MST, era um passo apenas de Elias Jaua, para montar uma milícia bolivarista, junto com Cuba
Mais detalhes aqui:
Também quero relatar a vocês que um tradutor, que trabalhou na Copa, entrou em contato com este blog. Ele acompanhava Elias Jaua e uma comitiva de 50 venezuelanos: com todas as despesas e estadias, refere o tradutor, pagas por duas empreiteiras ora investigadas pela PF na Operação Lava Jato. Seria uma parte do pagamento por Elias Jaua ter arrumado obras na Venezuela, para tais empreiteiras brazucas, obviamente sem licitação. Diz algo, não?

DESAFIO AOS NOVOS COMANDANTES - EB "CENSUROU"?


As FA são um óbice ao projeto socialista, daí a permanente campanha para desgastá-las, a ser intensificada a partir do relatório faccioso da Comissão da Verdade, pois sua imobilização é fator essencial de êxito do projeto. A liderança petista e seus aliados tentam cindir a ativa e a reserva militar; deturpar a história do período 1964-1985, satanizando as instituições militares; romper o compromisso das FA com sua história, suas tradições e seus chefes do passado, para convencer a Nação e a juventude militar do surgimento de novas FA e novos quadros profissionais, agora democráticos, e não ditatoriais e autoritários como no passado; e mudar o ensino castrense, inserindo a ideologia socialista nas escolas militares.

Mais que um desafio, trata-se de uma ameaça. No entanto, os novos comandantes e todos os oficiais-generais são da geração dos anos 1970 e início dos anos 1980, todos os oficiais e praças foram formados com base em valores éticos, morais e cívicos tradicionais. Comungam ideais pelos quais se dispõem a correr riscos, não se deixam enganar pelos relatórios e revisionismos facciosos da história, nem pela propaganda adversa, e não vão contaminar-se por antivalores materialistas, apátridas e antidemocráticos.

Para reverter a maliciosa campanha de desgaste as FA precisam adotar ações em reforço da autoridade moral da liderança militar, da autoestima e da coesão das Forças, evitando agravar divergências com poderosos segmentos adversos num primeiro momento. Daí, então, investir no contraditório, de modo a que sua história não seja desvirtuada por seus detratores. Até o momento não se reverteu a ameaça agindo com franqueza, mas dentro da cadeia de comando.
http://www.alertatotal.net/2015/01/desafio-aos-novos-comandantes-eb.html

Revejam o que acontece num país quando o comunismo é implantado!

·




O que será que acontece com os negros num regime totalitário cubano, tem gulags (campos de concentração); Cuba aceita o racismo negro. e as religiões do candomblé? Não, nenhuma!
Vamos ver o que diz o Prof. Carlos Moore que é cubano e autor do livro "Marxismo e a questão racial", no qual aponta o racismo no homem Karl Marx.
Nem tudo que reluz é ouro e as massas de manobra serão todas descartadas, negros, gays, e ativistas em geral (execução, morte, mentiras) Vejam e parem para pensar.
Vejam a matéria e escutem o testemunho de um SOBREVIVENTE!
analisem, parem e pensem o que se tem de diferente para que queiram dar tratamento diferenciado.
Hora de acordar do sonho!!!
CURTA nossa página e coloque para OBTER NOTIFICAÇÕES::
https://www.facebook.com/GuarulhosDireitaConservadora
:::SIGA-NOS no Twitter: https://twitter.com/Guarulhos_Direi
Vejam as outras postagens!
‪#‎MANIFESTAÇÃO‬ NO MASP DIA 15 AS 14H

Juiz Moro quer saber os motivos do empreiteiro incluir Paulo Bernardo como testemunha




empreiteira na campanha de 2010. Paulo Bernardo também figura na caderneta de Paulo Roberto Costa – P.B – 0,1- e o dinheiro, R$ 1 a 4,5 milhões, foi repassado a Gleisi, confirmou Alberto Yousseff sobre as anotações de Costa. Com informações da Folhapress.

Além de Bernardo, foram apresentados como suas testemunhas o ministro da Defesa Jaques Wagner (PT), o tesoureiro da campanha de Lula em 2006, José de Filippi Júnior, os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP), Paulinho da Força (SD-SP), Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), Jutahy Júnior (PSDB-BA) e o ex-deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP).

Pessoa – preso na sétima fase da Lava Jato -, foi apontado por um dos delatores como coordenador de um “clube de propina” formado por empreiteiras. O executivo continua detido na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, desde novembro do ano passado.

O advogado Alberto Toron havia afirmado não existir “razão política” para arrolarem essas testemunhas. “São pessoas que conhecem o trabalho do Ricardo”, declarou. Moro, porém, pediu mais detalhes para decidir se aceita ou não as testemunhas. O juiz argumentou em seu despacho que a oitiva de agentes públicos “é sempre demorada e difícil”, citando artigo do Código de Processo Penal que prevê o testemunho dos agentes públicos em “local, dia e hora previamente ajustados entre eles e o juiz”.

A defesa da UTC questiona ainda por que as construtoras Odebrecht e Andrade Gutierrez não têm denúncia do Ministério Público contra elas e não foram incluídas como rés em ações penais, ao contrário do que ocorreu com as outras empresas investigadas pela Operação Lava Jato.


“A denúncia sustenta que a dita organização criminosa era constituída, entre outras empreiteiras, pela Odebrecht e Andrade Gutierrez. Ocorre que não se vê nenhum controlador ou mesmo executivo destas empresas no polo passivo desta ação penal”, diz trecho da defesa.

“Das duas uma: ou não há prova quanto a estes para colocá-los desde logo no banco dos réus e, portanto, é indevida a referência a tais empresas; ou, se há provas, deve haver, para usarmos um eufemismo, ‘particularidades’, que as distinguem e que, portanto, ‘recomendam’ a instauração de ação penal distinta”, continua, sugerindo um tratamento diferente a essas empresas. Na peça, os advogados da UTC dizem que a situação leva ao cerceamento da defesa de seus clientes.


Conhecimento nunca é demais!






O PT e o PSDB por Olavo de Carvalho. Abram as mentes para a verdade e não se deixem manipular por mais nenhuma mentira!
CURTA nossa página e coloque para OBTER NOTIFICAÇÕES::
https://www.facebook.com/GuarulhosDireitaConservadora
:::SIGA-NOS no Twitter: https://twitter.com/Guarulhos_Direi
PESQUISEM SOBRE DIÁLOGO INTERAMERICANO E FORO DE SP, Vejam quem assinou a OIT 69 e exigiu que tivesse o controle populacional e fosse implantado a doutrina gay para atingir esse objetivo.

ESTRATÉGIA DAS TESOURAS.


Relembrando. Impeachment não é SOLUÇÃO e sim GOLPE da outra ponta da tesouras.
ESTRATÉGIA DAS TESOURAS.
LEIAM O OVO DAS SERPENTES GÊMEAS do Mídia sem Mascaras que compreenderão.




Isso é assustador e se acontecer SAIAM DO PAÍS!
Se conseguirem colocar em prática a desmilitarização já era!

POR QUE O IMPEACHMENT DA DILMA NÃO BASTA.



Obrigado por compartilhar nossas postagens.
https://www.facebook.com/SessentaSegundo


A paciência com a Dilma já se esgotou. A gestão dela é um esgoto sem tratamento. Seu impeachment seria algo natural. O problema é que não adianta impedir a Dilma e colocar, no trono imperial do Planalto do Palhasso, um substituto que faça a mesma coisa. O Brasil precisa é mudar seu modelo de Estado. A nação terá de se reinventar. A modelagem capimunista só serve para nos manter subdesenvolvidos, na periferia do sistema globalitário. Sem reforma política, econômica e do modelo estatal continuaremos na mesma merda. País rico, povo pobre - sobretudo de espírito - e políticos corruptos eleitos pelos ignorantes.

Dilma já era! Perder o emprego é questão de pouco tempo. O segundo mandato é ingovernável. Ficará pior se o inimigo Eduardo Cunha vencer a presidência da Câmara. Cunha só perde se o governo fabricar outro "mensalão" que será facilmente rastreável por repetição de velhos métodos corruptos de compra de voto. Além disso, Dilma sofrerá o impacto negativo do caos econômico: falta de água e carência energética que prejudicam produtores rurais, indústrias e a população que pagará mais caro nas tarifas e ficará sem produtos essenciais, endividamento das famílias, juros cada vez mais altos, crédito inviável para produção e consumo, impostos subindo, enquanto a arrecadação dos governos cai, piorando os péssimos serviços oferecidos. Sem falar que tudo isto gera carestia e inflação descontrolada.
http://www.alertatotal.net/2015/01/por-que-o-impeachment-da-dilma-nao-basta.html

UMA JOIA RARA E 94 DIAMANTES APREENDIDOS COM CERVERÓ INDICAM COMO O PETROLÃO GUARDA GRANA DESVIADA A JATO.


Se Cerveró tinha tantos diamantes, imagina quem estava acima dele no esquema... Um clássico filme de 007 já nos ensinou que nem os diamantes são eternos... A blindagem de políticos corruptos, também não... Quem lida com diamantes sabe muito bem disto.
Todo mundo sabe que as comissões de corrupção são pagas com um ativo de fácil negociação no mercado internacional: diamantes. Os países africanos, com quem brasileiros negociam, adoram tal prática O risco que os corruptos correm é serem facilmente identificados na hora de vender as "joias" – geralmente negociadas em Amsterdã e Antuérpia, em operações rigidamente controladas pelos judeus. Quem não negocia as pedras costuma guardá-las em cofres de bancos em Londres e em Paris - o que pode também ser rastreado.
Em 12 de dezembro de 2012, o Alerta Total revelou um informe da inteligência das Forças Armadas, sobre negócios atípicos com pedras preciosas. Militares descobriram que Rosemary Nóvoa Noronha, quando foi chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, utilizava um passaporte exclusivo de membros do primeiro escalão governamental para viagens de negócio ao exterior que fazia sem a presença do amigo Luiz Inácio Lula da Silva. As pedras preciosas seriam originárias de negócios ocultos feitos pela cúpula petralha na África, principalmente Angola. Tais informações sigilosas sobre o Rosegate não aparecem nas 600 páginas do inquérito da Operação Porto Seguro. O caso se transformou em um processo que corre em estranho segredo judicial...
http://www.alertatotal.net/…/uma-joia-rara-e-94-diamantes.h…



APOSENTADOS, NOSSA LUTA É CONTRA OS CORRUPTOS TIRANOS!.




“O governador do estado do Maranhão, nas suas atribuições legais, resolve: conceder a Roseana Sarney Murad, ex-governadora do estado do Maranhão, subsídio mensal vitalício, nos termos do art. 45, do Ato de Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Estadual, conforme consta no Processo 0237470/2014 da Casa Civil”, diz a publicação:http://bit.ly/1sGvnMc — com Paulo Roberto.



 

DICA GAL SANTOS CRUZ


IMPITIMAM OU INTERVENÇÃO O IMPORTANTE É LUTARMOS JUNTOS PELA NOSSA PÁTRIA!.



O CERTO EU VOU NA TUA PASSEATA E TU VAI NA MINHA SEM DESCRIMINAÇÃO SERÁ MAIS PRODUTIVO.É ISSO QUE ESTÃO FAZENDO TEM UMA MONTE DE MAV INFILTRADO NO MEIO DOS TEUS AMIGOS, SEMPRE QUE PODEM ELES FRUSTAM O CERTO QUE É NOS MANTERMOS UNIDOS. NÃO IMPORTA SE EU GOSTO DO AÉCIO , DO IMPEACHMENT OU INTERVENÇÃO JUNTOS SEREMOS MAIS FORTE NADA DE PICUINHA, 20% DO POVO COMPACTUA COM A ROBALEIRA MAIS 20% DO POVO É BOLSA FAMÍLIA LOGO RESTA 60% DE UM POVO INTELIGENTE.




Empresário do setor petroquímico diz que Petrobras é 'condomínio de ladrões' e ataca Dilma


"TODOS CONTRA TODOS - AS EMPREITEIRAS QUEREM LULA E DILMA JUNTO COM ELAS NA RODA DA JUSTIÇA."


.
"Vocês acham que eu ia atrás desses caras (os políticos) para oferecer grana a eles ?" disse Léo Pinheiro, presidente da OAS preso.
"Na conversa com os colegas presos e os advogados da empreiteira, ele reclamou, em particular, da indiferença de Lula."
"Por isso, o alvo é o topo da cadeia de comando, em que, segundo afirmam reservadamente e insinuam abertamente, se encontram Lula e Dilma Rousseff."
"Edinho Silva, tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff, procurou a UTC e pediu uma nova doação às vésperas do segundo turno. Levou mais de 3,5 milhões de reais.
"Agora, o presidente preso da UTC, Ricardo Pessoa, indicado como o chefe do clube montado pelas empreiteiras na Petrobras, está trabalhando para falar o que sabe e "já ensaiou apontar para a presidente Dilma."
"A Odebrecht está sendo investigada em Portugal por suspeita de participação em irregularidades que já levaram à cadeia o
ex-primeiro-ministro José Sócrates."
"As empreiteiras encomendaram ao jurista Ives Gandra Martins um parecer mostrando que há possibilidade de propor o impeachment da presidente Dilma Rousseff."
Disse o jurista e professor Ivens Gandra Martins:
"...há elementos jurídicos para que seja proposto e admitido o "impeachment" da atual presidente da República, Dilma Roussef..."
"NA CONTA DE LULA.´"
"Os principais envolvidos no caso do petróleo têm em comum a ligação estreita com o ex-presidente."
"Para Lula, a atitude de Dilma, além de denotar deslealdade, representa um grave perigo ao projeto de poder do partido.
Seria, portanto, ingenuidade. "A Dilma está deixando as coisas correrem. Isso é um grande erro. Se nada for feito, o problema chegará a ela, porque ela era a presidente do Conselho de Administração da Petrobras" disse Lula numa conversa recente."
Fonte: Revista Veja, edição 2411, páginas 40 a 47.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Auxílio Reclusão: se você ainda não adotou seu bandido o governo faz você pagar de qualquer jeito!.

 vídeo 

Contas públicas têm rombo de R$ 32,5 bi em 2014

Segundo dados divulgados pelo BC, esta é a primeira vez em 13 anos que o setor público (governo, estatais, municípios e Estados) registra déficit primário



Resultado de dezembro ficou bem abaixo das estimativas de analistas (Evaristo SA/AFP)
O setor público brasileiro registrou déficit primário de 12,894 bilhões de reais em dezembro, encerrando 2014 com saldo negativo de 32,536 bilhões de reais, informou o Banco Central nesta sexta-feira. Esta foi a primeira vez que o indicador, que deveria mostrar a economia feita para pagamento de juros, ficou negativo. A série histórica do BC começou em 2001. O resultado de dezembro veio bem pior do que o esperado por analistas consultados pela Reuters, cuja mediana apontava saldo positivo de 11,6 bilhões de reais.
Com isso, o saldo primário negativo do ano foi equivalente a 0,63% do Produto Interno Bruto (PIB), também o pior já registrado. Em 2013, houve superávit primário de 91,396 bilhões de reais, 1,90% do PIB. 
O resultado fiscal do ano foi impactado negativamente pelo rombo de 20,472 bilhões de reais na conta do governo central (formado pelo Tesouro, Previdência e Banco Central). Os governos regionais apresentaram um saldo negativo de 7,790 bilhões de reais, sendo que os Estados registraram déficit de 13,246 bilhões, que foi compensado, em parte, pelo resultado positivo dos municípios, de 5,455 bilhões. As empresas estatais, por sua vez, marcaram um saldo negativo de 4,274 bilhões de reais de janeiro a dezembro de 2014. 
Vale lembrar que há uma diferença na metodologia do Tesouro e do Banco Central na apuração dos dados e, por isso, os números do governo central são um pouco diferentes. Na quinta-feira, o Tesouro divulgou um rombo de 17,242 bilhões de reais, o pior desempenho da série histórica, que teve início em 1997. 
O rombo histórico das contas do governo, divulgado pelo Tesouro nesta quinta-feira, consolidou um processo de forte deterioração fiscal que a presidente Dilma tenta agora reverter para retomar a confiança no país. Apesar das pedaladas fiscais (atrasos nos pagamentos de despesas) que ainda ficaram para 2015 e receitas extraordinárias, o resultado de 2014 ficou distante da última previsão do governo, de fechar o ano com um superávit de 10,1 bilhões de reais. No início do ano, o governo prometeu fazer um superávit de 80,7 bilhões de reais nas contas do governo central.
O resultado reflete uma combinação de aumento de despesas, queda forte da arrecadação por causa da atividade econômica fraca e desonerações tributárias em volume elevado. 
O BC informou ainda que o déficit nominal ficou em 60,102 bilhões de reais no mês passado, fechando o ano em 343,916 bilhões de reais.
Já a dívida bruta chegou a 63,4% do PIB em dezembro, o maior patamar da série histórica. A dívida líquida, por sua vez, foi a 36,7% do PIB no mês passado, acima dos 36,1% estimados em pesquisa Reuters.


(Com agência Reuters e Estadão Conteúdo)

Parto normal deveria ser... normal.

FATO!!!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

SOBRE GORDURA SATURADA

Novas pesquisas mostram que gordura saturada não faz mal à saúde

Dieta rica em manteiga, ovos e carnes não levaria a desequilíbrio de colesterol e a doenças cardíacas, mas nutricionista faz ressalva

POR 


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/novas-pesquisas-mostram-que-gordura-saturada-nao-faz-mal-saude-15181100#ixzz3QF4NWMtt 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Colesterol. Estudos mostram que a gordura saturada encontrada em carnes, ovos e queijos não está
associada a doenças cardiovasculares - Reprodução/Corrientes 348

RIO - Para a maioria das pessoas preocupadas com a saúde, a gordura faz parte de uma lista quase proibitiva, ao lado da nicotina e do álcool. Mas o papel de vilã nutricional pode estar com os dias contados. Novos estudos mostram que a gordura saturada — encontrada em carnes, ovos e queijos — não está associada a doenças cardiovasculares.
Adepta de alimentação com baixo teor de gordura, a jornalista americana Nina Teicholz viu sua dieta mudar radicalmente quando conseguiu um trabalho como crítica gastronômica em Nova York. Ela passou a comer carnes, sopas cremosas e todo o foie gras que tinha evitado em sua vida. Como resultado, perdeu 4kg e seus níveis de colesterol mantiveram-se estáveis e saudáveis.
A experiência levou Nina a uma pesquisa de anos sobre como a ciência nos levou a um estado de “gordurofobia” e a uma crescente ingestão de carboidratos. No livro “The big fat surprise: why butter, meat and cheese belong in a healthy diet” (“A grande surpresa da gordura: por que manteiga, carne e queijo pertencem a uma dieta saudável”), lançado no ano passado nos Estados Unidos, a jornalista mostra que pesquisas recentes revelam falta de evidências sobre a gordura saturada ser responsável pelo desequilíbrio nos níveis de colesterol ou pela incidência de doenças cardíacas.
— A gordura saturada foi condenada a partir de um estudo antiquado sobre o colesterol, baseado em hipóteses. A ideia de que ela elevava o colesterol total, aquele que obstrui as artérias e causa ataques cardíacos, surgiu nos anos 1950 pela teoria do cientista Ancel Keys. Nos anos 1980, já estava claro que o colesterol total não se alinhava muito bem com doenças cardíacas. Então, a história mudou: a gordura saturada aumenta o mau colesterol, o LDL. Só que a gordura saturada é o único alimento que aumenta o HDL, o colesterol bom — explica.
Agora, pesquisadores têm se debruçado sobre o LDH e o HDL na busca do biomarcador mais confiável.
— A dieta de baixo teor de gordura e as três gerações de cientistas que estão comprometidos com ela impediram que esse debate avançasse. É uma questão muito complicada, política e influenciada pela indústria, uma vez que as empresas sabem como diminuir o LDL, mas não como aumentar o HDL. O LDL sempre foi o foco de todos — aponta.
Diferentes recomendações: de 7% a 80%
A primeira diretriz sobre uma dieta de baixa gordura foi elaborada em 1961, pela Associação Americana de Cardiologistas, e adotada em muitos países, inclusive no Brasil. Desde 2013, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda a ingestão de 6% a 10% de gorduras totais, sendo que a de gordura saturada deve ser inferior a 7%. Defensor do consumo da boa gordura, o nutrólogo Wilson Rondó Jr. afirma que sua ingestão poderia chegar a 80%:
— A gordura boa deve predominar. Considero uma dieta equilibrada aquela com mais de 50% de gordura saturada, mas alguns artigos já falam em 80%. As populações do Pacífico, por exemplo, retiram 60% de suas calorias da gordura saturada e têm índices ínfimos de problemas cardiovasculares.
A nutróloga Nadia Borges é reticente quanto a uma dieta composta majoritariamente por gordura saturada:
— Não há como abolir a gordura saturada da dieta. Ela participa de processos como a formação de hormônios sexuais e da membrana celular, a absorção do cálcio e o fortalecimento da imunidade. Agora, ainda não há nível de evidência que comprove o sucesso de uma dieta composta majoritariamente por gordura saturada. Não há ainda nível de evidência que comprove o sucesso dessa dieta na sociedade médica.
Na gastronomia, as barreiras contra a gordura também estão diminuindo. No menu do T.T. Burguer, por exemplo, acém, fraldinha e contrafilé são combinados em 180g de um suculento hambúrguer. No Olympe, um porco confit é assado na própria gordura. Para o chef Thomas Troisgros gordura, definitivamente, não é um problema:
— Sou descendente de franceses. Desde pequeno como manteiga e creme de leite. Na minha cozinha uso bastante também, como mais um ingrediente de sabor. Hoje, um dos ingredientes que faz mais sucesso na gastronomia é a barriga de porco.
No Irajá, do chef Pedro de Artagão, o bacon reina. Presente em três pratos do cardápio — piamontese, picadinho e hambúrguer —, o ingrediente segue a linha artesanal. O corte vem de porcos criados na Serra Fluminense e custa mais caro do que o filé mignon: R$ 42, o quilo.
— Nosso hambúguer é 100% artesanal, com carne moída na casa, fermento artesanal, bacon que vem de Petrópolis. Não tem nada industrializado — afirma Artagão.
O primeiro prato que criou foi justamente usando o bacon, ainda em 2001, com o picadinho:
— Vivemos um momento na gastronomia em que as pessoas estão se entregando mais aos ingredientes, menos preocupadas com dietas e restrições. A comida brasileira é a minha base. Comida da vovó, de refogado de fundo de panela, com muitas camadas de sabor. E essa origem da comida brasileira não se faz sem gordura. A dieta dos nossos ancestrais era muito mais rica em gordura do que agora. E não existia esse estado de calamidade na saúde pública.
Uma das vertentes mais claras dessa nova onda da gordura são os produtos artesanais, que usam normalmente gorduras saturadas como base.
— Os projetos de gastronomia têm buscado uma identidade nos sabores mais naturais, muito ligados ao comfort food. A indústria artesanal tem surgido com força. E esses novos produtos focados na rusticidade têm base nessas manteigas e gorduras de origem animal — ressalta a consultora de projetos gastronômicos Heloisa Mäder.
O caminho para emancipar definitivamente a gordura, no entanto, não será fácil.
— Tivemos três gerações de especialistas acreditando na dieta de baixo teor de gordura. Nós temos não apenas um universo de especialistas, mas instituições, nutrólogos, diretrizes, uma grande infraestrutura que depende do fato de a dieta funcionar. É extremamente difícil reverter isso. Mas acreditar que comer gordura faz mal à saúde é tão infeliz quanto falso — defende Nina Teicholz.
Reportagem foi publicada originalmente no Globo A Mais.