UM TRABALHADOR DOENTE PERDE SUA OPORTUNIDADE DE SE TRATAR, POIS OS CASOS DE ACIDENTES DE MOTOS E BICICLETAS LOTAM AS CLINICAS DE FISIOTERAPIA E SÃO DE EMERGÊNCIA ENQUANTO A DOENÇA DOS TRABALHADORES QUE SÃO POR TRABALHOS REPETITIVOS, NÃO SÃO CONSIDERADOS EMERGENCIAIS E FICAM NAS FILAS DE ESPERA POR LONGOS PERÍODOS E PERDEM OS BENEFÍCIOS DO INSS POR NÃO FAZEREM SEUS TRATAMENTOS, OS PERITOS, LEGALIZAM A ALTA PROGRAMADAS DANDO ALTA, DIZENDO QUE ELES TEM CONDIÇÕES DE LABORAR, E QUEM QUISER TERAR DE BRIGAR COM O INSS QUE TEM UM MONTE DE ADVOGADOS PAGOS PELO NOSSOS DINHEIRO PARA DEFENDE-LOS, PARA ELES RECORRER DAS SENTENÇAS NÃO IRA CAUSAR TRANSTORNOS POIS O SALA RIOS DELES VEM TODOS OS MESES, MAS O TRABALHADOR, ESTE SIM FICARA NA MISE RIA SEM TER AS VESES O QUE COMER!
MACEIÓ
Quarta-Feira, 24 de abril de 2013 às 05:01
Ciclomotores, motos e bicicletas representam 90% dos acidentes em Maceió
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Por: Ellen Melo
Se o número de mortes que transformou a capital alagoana em protagonista da violência em todo Brasil preocupa você, então saiba que o trânsito de Maceió é uma verdadeira ‘bomba relógio’ que pode explodir a qualquer momento. E o mais alarmante: 90% dos acidentes de trânsito envolvem motos, ciclomotores e bicicletas. E por que a ‘bomba relógio’ pode explodir a qualquer momento? porque em 80% dos acidentes estão as motos de 50 cilindradas, as famosas e preocupantes cinquentinhas – sem placa, sem o uso de capacete e com três ou quatro ocupantes dividindo as congestionadas e mal sinalizadas ruas e avenidas de Maceió.
Segundo um relatório obtido com exclusividade pelo AL1 são esses pequenos veículos, alguns barulhentos e velozes, que lideram as estatísticas negativas de acidentes. Para aumentar o risco de um acidente os números comprovam que em 90% dos casos os condutores haviam ingerido bebida alcoólica.
O AL1 foi até o Hospital Geral do Estado (HGE), para onde vai a maioria das vítimas de sinistros envolvendo motos e bicicletas. Lá, o cirurgião Amalri Clemente confirmou que, para cada 10 acidentes com veículos, oito envolvem motociclistas. “Se você comparar os acidentes com veículos, os que envolvem motos são 14 vezes maiores que os acidentes com carros”, afirmou o cirurgião.
Os acidentes com motos e principalmente ciclomotores – as cinquentinhas – pesam nas contas do Sistema Único de Saúde (SUS). Dos gastos na rede pública com acidentados, 48% é com motociclistas, situação que se acentua no Nordeste.
Na capital alagoana, durante o ano de 2010, o HGE atendeu 747 vitimas de acidentes com bicicletas e 2.179 com motos.
No ano seguinte – 2011 – foram registradas 692 vítimas de bicicleta e 2.591 de motos.
Em 2012 os números continuaram subindo. Foram 718 vítimas de bicicleta e 3.072 com motos.
Em 2012 os números continuaram subindo. Foram 718 vítimas de bicicleta e 3.072 com motos.
Este ano, de janeiro a março, uma triste constatação. 177 pessoas ficaram feridas em acidentes com bicicletas e 763 vítimas de motos. Os dados indicam que 2013 pode ser o mais violento dos últimos anos em se tratando de acidentes com veículos sobre duas rodas.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), somente entre os meses de janeiro de 2011 até abril do ano passado, em Maceió, foram registrados 2.347 acidentes sem vítimas e 851 com vítimas. Os gastos com os acidentados, em todo o Estado, também são altos. Foram R$ 251.392.800,00 no geral. E em Maceió, com vítimas acidentadas, foram gastos R$ 29.900.736,00.
Ranking
Os homens lideram o ranking. Foram cerca de 600 casos. A maioria das vítimas, entre homens e mulheres, tem idades entre 24 a 34 anos.
Segundo o médico Amalri Clemente, os acidentes ocorrem por duas situações.
Embriaguez e o estado de conservação dos veículos. “É essencial o uso do capacete e nunca associar álcool com qualquer que seja o veículo”, alerta o cirurgião.
Mas, afinal de contas, de quem é a culpa por esses acidentes? São os pedestres, que deveriam ter mais atenção, ou os motoristas, que deveriam respeitar a sinalização?
Pesquisadores das viabilidades para uma relação amistosa entre carros, motos e bicicletas são enfáticos. Eles acreditam que faltam faixas exclusivas para este tipo de transporte, faltam exames periódicos para motociclistas, penas mais severas, jornadas reduzidas para quem trabalha com motos e investimentos em educação no trânsito desde a educação infantil.
Se os homicídios preocupam você, fique de olho, porque o trânsito de Maceió pode te surpreender.
Dica do AL1 para que os motociclistas evitem acidentes
- Utilizar equipamentos de proteção de boa qualidade:
O capacete é o principal e faz toda a diferença em caso de acidentes. Tem que ser, preferencialmente, de com clara e possuir adesivos refletivos aprovados pelo INMETRO. Deve ser usado com a viseira abaixada, no caso de estar aberta, o motociclista deve usar óculos especiais, além disso, é importante ajustar as tiras de regulagem abaixo do queixo.
- Inspecionar a moto antes de sair:
Sempre que sair, lembrar-se de verificar a calibragem dos pneus, se não há nenhum objeto preso e se a corrente de relação não está frouxa ou apertada demais, o ideal é mantê-la em condições de lubrificação. Atenção, também, com o sistema elétrico, freios e combustível.
- Usar os dois freios;
Ao utilizar o sistema de freios, a dica é que tanto o pedal quanto os manetes sejam acionados. Tendo em vista que na frenagem o peso da moto recai sobre a roda dianteira, o motociclista deve evitar frear bruscamente, pois correrá o risco de perder o controle da moto.
- Dias chuvosos;
Atenção redobrada em dias de chuva. A orientação é sempre para que o condutor pare a moto, coloque a capa e espere alguns minutos até a chuva remover os resíduos de óleo e de borracha da pista.
- Transitar com atenção;
Em muitas situações o motociclista não consegue ser visto pelos outros veículos, devido aos ‘ângulos cegos’, por isso é essencial que a moto esteja sempre com o farol ligado, mesmo durante o dia. Não transitar costurando o trânsito, nem entre os corredores da pista, pois, desse modo, o condutor fica extremamente vulnerável a acidentes.
- Respeitar os limites de velocidade;
Nunca avançar o sinal vermelho, parada obrigatória ou preferencial. Atenção redobrada à noite: mesmo com o semáforo na cor verde, reduza a velocidade, por muitos motoristas conduzem seus veículos desrespeitando a sinalização.
Primeiro trimestre de 2013
registra mais de 800 acidentes com motocicleta em SC
Destes casos, 630 pessoas ficaram feridas e foram 22 mortas
As motocicletas são os veículos que mais causam lesões no trânsito. Os dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou a quantidade de acidentes com moto neste primeiro trimestre de 2013: foram 886 acidentes, com 630 feridos e 22 pessoas mortas. Do total de 4 milhões de veículos de Santa Catarina, as motocicletas e motonetas representam 24% do total. As estatísticas foram enviadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Em 2012, as rodovias federais registraram 3.732 acidentes com motocicletas, o que representou 14% do total de acidentes. A quantidade de feridos é que revelou uma grande preocupação: foram 4.021 pessoas. Ao todo, 110 pessoas morreram nestes casos.
::Recomendação da PRF:As motos são veículos extremamente ágeis, mas ao mesmo tempo muito frágeis. Por isso é necessário que os condutores reconheçam que desrespeitar a sinalização e velocidade máxima permitida pode ser tão mortal quanto dirigir embriagado.
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