Páginas

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA NO DIA-A-DIA DO CIDADÃO


A importância da política 
Autor: Jessé Maia Rios 

Muitas vezes, ouvimos diversos eleitores reclamando da política. Muitos chegam até a pensar em não mais votar, afirmando que: “não adianta nada mesmo”... que “o país, o Estado ou o município nunca melhora”..., que “os políticos são todos ladrões e safados”... e outras coisas mais. Todavia até que ponto esse tipo de pensamento faz sentido? Será que a política é assim mesmo tão ruim? No final das contas, qual é a importância da política no dia-a-dia do cidadão? 

O conceito de política que conhecemos nasceu na cidade grega de Atenas e está intimamente ligado à idéia de liberdade que para o grego era a própria razão de viver. Para os antigos gregos não havia distinção entre política e liberdade, e as duas estavam associadas à capacidade do homem de agir em público ambiente natural do político. 

Segundo Aristóteles o homem é um “animal político”. Isso porque a fala é o instrumento da política e o homem é o único animal que possui essa habilidade suficientemente desenvolvida. De sorte, tudo o que fazemos desde que envolva nossos semelhantes, é um ato político. Não obstante, o homem moderno não consegue pensar desta maneira pelas desilusões em relação ao político profissional e a atuação deste no poder. 

A tarefa e o objetivo da política é a garantia da vida no sentido mais pleno, ou seja, sua missão está diretamente relacionada a grande aspiração do homem moderno: a busca da felicidade. A ação política está presente em todos os momentos da vida, seja no aspecto privado ou público. Vivemos com a família, relacionamos com as pessoas no bairro, na escola, somos parte integrante da cidade, pertencemos a um Estado, influímos em tudo o que acontece em nossa volta. Podemos jogar lixo nas ruas ou não, podemos participar da associação do nosso bairro ou fazer parte de uma pastoral ou trabalhar como voluntário em uma causa em que acreditamos. 

Política todos nós fazemos, às vezes sem nos dar conta. Quando queima a lâmpada de um poste, ligamos para a concessionária de energia, isso já é um ato político, reclamamos de um buraco ou vazamento de água em determinada rua, protestamos contra as cobranças abusivas dos impostos, e outras coisas mais. Em todas essas ações estamos cuidando do bem comum de toda a sociedade. Político é todo cidadão que tem consciência de seus direitos, deveres e obrigações. 

Caro(a) leitor(a) as eleições estão logo ai. Podemos votar em um político corrupto ou votar num bom político, precisamos sim é conhecer melhor as propostas, discursos e ações dos políticos que nos representam. Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, Estado e país. 

domingo, 4 de março de 2012

Qual a importância da politica em nossas vida

A política tem um papel fundamental no dia-a-dia em nossas vidas, pois queiramos ou não , gostamos ou não , a política é um "elemento" que está intrincico em todo nosso meio social.
Ex: vivemos num país onde nós cidadão de comum - estamos deploravelmente decepcionados com os POLÍTICOS CORRUTPOS que não exitam em praticar o peculato, prevaricação e corrupção.
Pois sabedores , que gozam de um fóro-privilegiado (coisas de brasil) , sabem que dificilmente irão responder pelos seus delitos contra o ESTADO.
E pergunto , quem é o ESTADO??? oras o ESTADO somos nós cidadãos brasileiros , que vemos nossos verdadeiros direitos sendo sequestrados por grande parte dos polítocos que fazem DA COISA PÚBLICA(dinheiro nosso arrecadado através da segunda taxa tributária mais alta do MUNDO CIVILIZADO) , algo como se fosse seu fundo de quintal, queimam e torram a revelia, pois o nós o povo NADA é quem bancamos toda essa orgia.
A política então , está presente em nosso cotidiano - porém infelizmente grande parte da massa brasileira , não se interessam em lugar pelos seus VERDADEIROS DIREITOS - assegurados na carta mágna (CONSTITUIÇÃO) , e dizem amém a qualquer programa paternalista e não menos assistencialista.
A política exercida aqui em nosso país, é A CAUSA maior QUE GERA A VIOLENCIA, a falta DE MORADIA, DE HABITAÇÃO, FALTA DE ESTRADAS, FALTA DE FERROVIAS , FALTA DE PORTOS, e principalmente a falta de ÉTICA E MORAL, que a cada dia é corroida justamente por aqueles , que OCUPAM CARGOS PÚBLICOS , na incumbencia de defender e bem representar aqueles (nós) que os elegeram.
Pois são muito bem pagos para exercer o cargo eletivo, mas na ganancia e na mente doentia e fescenina, USURPAM e denigrem nossas vidas.
  1. A Política em nossa vida
    Artigo enviado por Bruno Konder Comparato
    “O HOMEM É UM ANIMAL POLÍTICO”. Essa frase, usualmente atribuída a Aristóteles, é reveladora do papel que os gregos da Antiguidade reservavam à política. Com efeito, entendemos esta frase pelo fato do homem só viver coletivamente, e não de maneira isolada na sociedade.

    Acontece que a vida em sociedade só é possível se houver regras que tornem a convivência possível e que organizem as relações de poder. Em outras palavras, a política faz parte da natureza humana e está presente em todo lugar.
    A política se manifesta nos mais variados e inesperados momentos da nossa vida. Não se trata apenas de uma atividade para os “engravatados” de Brasília, que vemos pela televisão e que, a cada eleição, pedem o nosso voto.
    A política faz parte do dia a dia e diz respeito, sobretudo, às escolhas que fazemos. Cada vez que tomamos uma decisão e a comunicamos, ou impomos às pessoas com quem convivemos, estamos exercendo um ato político. Mesmo que esta decisão seja a de desligar a televisão para não mais assistir à propaganda eleitoral ou ouvir o discurso político. Inconscientemente, neste caso, estamos favorecendo o político que se apresenta na televisão ao não contestar o seu discurso.
    Aqueles que se dizem apolíticos, ou que não se interessam pela política, na verdade têm uma atitude política: estão sendo conservadores e ajudam a manter a situação atual, pois a política permanece a forma mais eficaz para mudar o mundo. Você pode descobrir os disfarces sob os quais se esconde a atividade política, e perceber que ela pode ser um assunto interessante e agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário