Laureen Bessa (laureen@eshoje.com.br)
Mesmo cientes dos aumentos já divulgados pelo Governo Federal, os capixabas continuam sem entender o porquê que as faturas de energia estão chegando cada vez mais caras. Desde o início da crise econômica e hídrica, medidas foram tomadas para tentar conter a elevação dos gastos e do consumo.
Neste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou o reajuste extraordinário. No Espírito Santo, a revisão tarifária nas contas da EDP Escelsa foi de 26,3% e na empresa Luz e Força Santa Maria de 21%. Além disso, diversos encargos e tributos também sofreram aumento.
Para a população, o aumento dos impostos, conciliado com a inflação alta, tem impactado diretamente no orçamento familiar. De acordo com a estudante Dayane Barbosa, de 24 anos, os supérfluos já foram cortados, mas devido ao aumento das contas fixas do mês, até o dinheiro do supermercado encurtou.
“Tínhamos o hábito de pedir algo para comer todo final de semana, mas não tem sido suficiente, estamos cortando em outras coisas também, só para conseguir manter as contas do mês pagas. Só a conta de luz deste mês veio R$ 286, sendo que no mês passado era de R$ 187, isso é um absurdo, temos feito economias e não entendi esse aumento. Nem no verão, quando usávamos o ar condicionado direto não chegamos a pagar esse valor”, contou a estudante.
Segundo Dayane, a única coisa que mudou no consumo de energia da residência, foi uso de um ventilador de teto, mas ela não acredita que isso tenha sido a razão do aumento de R$ 100. “Esse mês foi realmente inimaginável, aqui em casa é só eu, minha filha (um ano e três meses) e meu marido, que fica o dia todo fora, sem contar que nossa casa nem é grande, por isso acho difícil. Vou pedir para um eletricista vir verificar essa situação”, afirmou.
Já a administradora, Aline Vianna, 27, revelou que ela não acredita nas leituras feitas pelos funcionários da EDP Escelsa. Aline disse que na verdade, a empresa acaba fazendo a leitura média de consumo. “Eu sei disso por dois motivos, primeiro porque eu já trabalhei em imobiliária e tive que pedir por diversas vezes, que a empresa fizesse revisão da leitura, pois a conta estava alta demais para uma casa que estava vazia. Depois, uma vez aconteceu comigo e com minha avó, nós ficamos praticamente um mês fora de casa e quando voltamos, a conta veio quase o dobro do mês anterior, quando estávamos em casa”, frisou.
Neste caso relatado pela administradora, a conta do mês anterior era de R$ 80, sendo que quando elas (Aline e sua avó) não ficaram em casa, a cobrança de energia veio R$ 150. “Mas a última conta chegou e está cobrando da gente R$ 190, eu trabalho dia todo, minha avó vai muito para a casa dos filhos dela e quando ela sai de casa, ela tem o costume de tirar tudo das tomadas. O salário continua o mesmo, a aposentadoria dela também, mas as contas fixas só têm aumentado. Praticamente estamos trabalhando para pagar contas”.
A reportagem de ESHOJE questionou, pelas redes sociais, "quem percebeu um aumento discrepante de uma conta de energia para outra nos últimos meses?" A publicação obteve 313 curtidas e 251 comentários, todos confirmando que esse aumento está muito acima do esperado. A EDP Escelsa foi procurada, mas a empresa se limitou a responder através da assessoria de imprensa, que para saber o que está acontecendo com as faturas, seria necessário encaminhar o número do código do cliente ou o nome completo e o CPF titular da conta.
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